domingo, 30 de novembro de 2008

PALESTRA NA S.E.O SEMEADOR

Tema: SAÚDE FÍSICA,MENTAL E ESPIRITUAL
Expositor: Manoel Trajano
Data: 17/12/08
Horário: 19:30 h
Local: CENTRO ESPÍRITA O SEMEADOR - Campo da Pólvora (rua de mão única ao lado do Fórum Empresarial, acessa vindo pelo Jardim Baiano ou Defensoria Pública da Bahia)

SEMINÁRIO NA MANSÃO DO CAMINHO


Seminário "Busca Interior"


Local: Mansão do Caminho

Data: 21 de Dezembro de 2008

Horário:08:30h às 13:00h


Os palestrantes


Gelson Luis Roberto - psicólogo e ex-presidente e atual Diretor do Instituto Junguiano do Rio Grande do Sul


Divaldo Franco



O valor do ingresso:R$ 20,00 (vinte reais), com direito ao livro "Momentos de Consciência", do Espírito Joanna de Ângelis e psicografia de Divaldo Franco.


No mesmo dia, no Ginásio da Mansão do Caminho, haverá um Feirão do Livro, com preços bem accessíveis.

Mensagem enviada por:

Cláudio Sinoti c.sinoti@ig.com.br (maiores informações)

domingo, 23 de novembro de 2008

20 DE NOVEMBRO - DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA


Dia 20 de Novembro foi celebrado o dia da Consciência Negra e é uma oportunidade aqui para fazer-nos refletir a quantas anda o nosso racismo. O termo é um conceito social e não antropológico pois nossa raça é humana e não é designada pela cor. A Etnia negra sofre até hoje nas ruas, nas profissões, nos ambientes de trabalho, nos clubes,nas agremiações, nas religiões toda forma de contestação porque se tem melanina a mais na epiderme, cujo DNA (ácido desoxirribonucléico), nossa sequencia de informações genéticas e hereditárias que caracterizam a nossa constituição, nossas características ósseas,musculares e capilares que tem a ver com o processo evolutivo terrestre e de adaptação,por onde o homem,oriundo da África na sua concepçao de homo sapiens tomou caminhos diferentes de gerou a diversidade conhecida hoje como etnia e cor,o porque do oriental tem olho puxado e cor amarela (proteção do frio),o porque do cabelo mais crespo e cor mais escura(proteção do sol), cabelos louros e pele mais branca(regioes mais frias e montanhosas) alem das misturas como é o caso do povo brasileiro,ricos de cultura,tradição,força, mas carentes de respeito entre nós. Precisamos de COTAS SOCIAIS e não RACIAIS para cobrirmos com erros outros erros do passado. Estamos comemorando 35 anos de Ilê Ayê uma das entidades mais belas de Salvador,com raizes bem cravadas na LIBERDADE que emana luz,força no coração de Salvador.


Ainda temos que proclamar a independencia do preconceito, pois no CORAÇÃO e por Dentro somos todos únicos, espíritos filhos de Deus que ao longo da encarnações mudamos de cor, de gênero, de ocupação, de família, enfim de tudo. Por dentro temos os mesmos órgãos, nas mesmas cores,com as mesmas funções vitais. Independente de leis, decretos, regras, não se concebe mais nos dias de hoje chamar o outro por ofensa denegrindo sua cor da pele,opção sexual,cultural,escolar,profissional,religiosa e qualquer outro tipo. Temos que acordar,ao voltarmos a pátria espiritual voltaremos desnudos, so com nossa luz mais forte ou mais fraquinha de acordo com o que fizemos de bem ou deixamos de fazer e respeitar o semelhante está nesse diferencial.


Muito do que reclamamos hoje associando a cor da pele a posição social, a marginalidade, a grande maioria pobre ter determinada característica faz parte da consequencia deste passado que ainda está efervescente e basta ver nas ruas e nos fatos,nos presidios. São poucos os chefes,deputados,empresários da Cor Negra,assim como é com as mulheres. A Vitória de OBAMA significa um novo sinal dos tempos,independente do que ele fará ou será,já é um grande passo,vindo de um país que exportou fortemente e a sangue através da extinta Ku Klux Kann sul dos EUA,em especial Mississipi e ainda hoje vemos espíritos desencarnados atormentados,sofrendo,outros querendo vingança e obsediando sendo doutrinados,outros reencarnados e caindo de novo em tentação e se endividando,fracassando na sua oportunidade rara, criando assim uma Psicosfera danosa,viciosa e cíclica que nao se cessa(veja texto anterior sobre este tema).


Fica aqui a homenagem a ZUMBI, Quilombo dos Palmares,que bravamente lutou por este processo de libertação brasileira,assim como nao podemos esquecer Martin Luther King, Nelson Mandela e outros tantos que mesmo,anonimos lutaram e lutam por esta batalha de igualdade pelo respeito a diversidade,não apenas dos negros,mas dos indios,amarelos,judeus,palestinos,cafuzos,mamelucos,mestiços, enfim aos POVOS da Terra.


FEIS - 7 ANOS - PARABÉNS


Gostaria de parabenizar a FEIS - Fraternidade Espírita Irmã Scheilla pelos seus 7 anos de vida, ajudando a tantas pessoas com tanto carinho e afeto. Muitos e muitos espíritos encarnados e desencarnados tem recebido o auxílio dos Irmãos de Luz, dos mentores espirituais e principalmente da iluminada Irmã Scheilla, que com seu brilho tem socorrido com coração que abriga a todos que lá procuram e em particular sou muito grato pela receptividade e hospitalidade que sempre lá encontrei com meus colegas voluntários trabalhadores,aos coordenadores(Luiz,Mendonça...) e ao presidente Milani, tamanha é a responsabilidade,seriedade e comprometimento que nos envolvemos e partilhamos os desafios da casa em receber a todos muito bem nas Doutrinárias,Cursos,Workshops(ja são 6) e trabalhos diversos.

Meus últimos 5 anos desde o Curso Básico até o trabalhos atuais, me sinto feliz e a vontade quando se referem a mim como da FEIS. E no que depender de mim, ajudarei sempre a divulgar o ESPIRITISMO acima de tudo, com toda sua luz,seu conforto e reflexão da melhoria continua do ser humano atraves da sua propria reforma íntima, sempre pregando a UNIÃO numa linguagem de fácil acesso e universal,com criatividade,originalidade e responsabilidade.

CARTA AOS QUE QUEREM AMAR - DIVULGAÇÃO



Dia 13/12/08 das 14 as 18 h na Sociedade Espírita AMAR, será realizado seminário de divulgação do livro CARTA AOS QUE QUEREM AMAR de Francisco Masan, que estará presente com seu carisma e conhecimento de (psicólogo) terapeuta jungiano.
Será um evento feito com muito AMOR onde na oportunidade serão trabalhados temas como afetividade,ciume,possessividade,relacionamento, transcendencia e claro,o proprio AMOR.
Contamos com a participação de todos.
Local: Av. Sete de Setembro,Porto da Barra,em frente ao Forte de Santa Maria,entre a academia e a rua que dá no Bompreço,na antiga Telebahia.

CARTA AOS QUE QUEREM AMAR




Dia 19/11/08 foi um dia especial na vida de Francisco Masan, terapeuta jungiano, psicanalista e artista plástico. Depois de 7 anos, feito com muito amor, nasceu o livro CARTAS AOS QUE QUEREM AMAR. O evento de lançamento foi no Blue Tree Towers em Salvador e contou com a participação de amigos,colegas e familiares que tiveram direito a música cantada pelo próprio, videoclips, história pessoal e literária e depoimentos do brilhante trabalho realizado chamado Casa do Coração,desde 2003,dentro deste mesmo tema: O AMOR.




Ciume,paixão,posse,controle,insegurança,Ego,Self,Eros,Pathos,Vida,Deus, Transcendência e Evolução estão dentro desta obra escrita com Amor,histórico do trabalho,experiencias pessoais que vao fazer-nos refletir sobre a relação consigo mesmo e com o outro em busca da felicidade.




Quero agradecer em nome do Grupo Irmãos de Luz e dos demais ligados a Rede CEIA por esta oportunidade de testemunhar este momento que será o primeiro de muitos, inclusive com os amigos da SELF - Sociedade Espírita Lar Fraterno.


Francisco Masan estará divulgando pontualmente seu novo trabalho em alguns Centros Espíritas,como dia 13/12/08 no AMAR,no Porto da Barra,através de um Seminário.

Caso desejem saber mais informações sobre a CASA DO CORAÇÃO ou do livro CARTA AOS QUE QUEREM AMAR, entrem em contato com Sandra Nogueira,cel 71-8153-2423 ou pelo e-mail masan30@uol.com.br .






MENSAGENS

RESPOSTAS DA CONSTRUÇÃO
Não permita que a ansiedade lhe desgaste as forças, ante os problemas da vida.Numa simples construção, a serenidade e a disciplina nos fornecem diretrizes de atitude e proveito.A pedra submeteu-se ao martelo e fez-se alicerce.A madeira agüentou o serrote e converteu-se em utilidade do piso ao teto.O barro suportou o fogo e ergueu-se em alvenaria.O minério passou pelo calor de tensão alta e produziu o aço que estrutura a segurança.O fio deixou-se prender e transformou-se em condutor de energia.Agentes diversos da natureza se conjugaram e compõem a lâmpada para o serviço da luz.Tudo na construção atende a planos de orientação e trabalho, obediência e equilíbrio.Observemos a lição e analisemos o que estamos fazendo de nós na edificação do Eterno Bem.
(Xavier, Francisco Cândido. Da obra : Respostas da Vida. Ditado pelo Espírito André Luiz. Capítulo 32. IDEAL)
Nunca percas a esperança. Haja o que houver, permanece confiando. Se tudo estiver contra e o insucesso te ameaçar com o desespero, ainda aí espera a divina ajuda. Somente nos acontece o que será de melhor para nós. A lei de Deus é de amor. E o amor tudo pode, tudo faz. Quando pensares que o socorro não te chegará em tempo, se continuares esperando, descobrirás, alegre, que ele te alcançou minutos antes do desastre. Quem se desespera já perdeu parte da luta que irá travar, avançando prejudicado.Livro: Vida Feliz. Joanna de Ângelis Divaldo P. Franco
Abre o coração à luz, e torna-te uma estrela.Abre o coração o coração à paz, e transforma-te em refúgio tranqüilo.Abre o coração ao amor, e faze-te um jardim de bênçãos.Abre o coração à bondade, e converte-te num pomar referto de frutos.Abre o coração ao perdão, e prossegue em harmonia.Abre o coração à vida, e vivencia a felicidade.Abre o coração à caridade, e assume a tua angelitude.Abre o coração à humildade, e transfigura-te em senda para o triunfo.Abre o coração ao sacrifício, e serás uma cruz aureolada de luz.Abre o coração ao bem, e a saúde inalterável será o teu estado íntimo.Eros/Divaldo Franco

Algumas Definições.
Benfeitor - é o que ajuda e passa.
Amigo - é o que ampara em silêncio.
Companheiro - é o que colabora sem constranger.
Renovador - é o que se renova para o bem.
Forte - é o que sabe esperar no trabalho pacífico.
Esclarecido - é o que se conhece.
Corajoso - é o que nada teme de si mesmo.
Defensor - é o que coopera sem pertubar.
Eficiente - é o que age em benefício de todos.
Vencedor - é o que vence a si mesmo..
André Luiz / Chico Xavier

Ama os entes queridos, tais quais são e quando nas provas a que sejam chamados para efeito de promoção na Espiritualidade Maior, se não consegues descobrir o melhor processo de auxiliá-los, acalma-te e ora pelo fortalecimento e paz deles todos, na certeza de que Deus está velando por nós e de que nós todos somos filhos de Deus..
Francisco C. Xavier/Emmanuel

"Aprendemos a voar como os pássaros e a nadar como os peixes, mas não comseguimos aprender a arte de viver juntos como irmãos."
(Martin Luther King)

sábado, 22 de novembro de 2008

PALESTRA - O CONSOLADOR

Tema: SAÚDE FÍSICA,MENTAL E ESPIRITUAL
Expositor: Manoel Trajano
Data: 26/11/08
Horário: 20 h
Local: CENTRO ESPÍRITA O CONSOLADOR - Brotas,Rua na entrada ao lado da Caixa.Av.D.Joao VI- Salvador-Bahia

domingo, 16 de novembro de 2008

PSICOSFERA



A palavra vem da junção de duas outras PSICO=mente + ESFERA. Mas porque será uma Esfera, figura geométrica espacial cuja forma de bola, tem como característica principal a distancia do centro para qualquer direção, ou seja, um raio. Aplicando ao ser humano nós somos os centros e irradiamos os pensamentos através de nossa mente todo o tempo, sintonizando em freqüências diversas, umas ruins outras boas e a depender da potencia do nosso aparelho, podemos ser salvos ou ser destruídos, salvar ou destruir, tudo vai depender da nossa formação moral, equilíbrio emocional e psicológico, porque independerá de nossa intelectualidade ou formação cultural e/ou profissional.

Esta condição que nos encontramos está intimamente ligada ao que temos no coração, dicotomia essa sempre existente na ciência e na religião ao longo da historia, a razão e a emoção, expressada em poesias,músicas,teatro,cinema, televisão e toda forma de manifestação social e cultural dos povos na escalada da humanidade.

Nossas antenas mentais enviam e recebem sinais todo o tempo, formando uma rede de intercomunicação muito mais poderosa do que a rede de computadores(internet) viajando mais rápido do que a velocidade da luz e a grande maioria de nós ainda não tem controle sobre isso, no estagio evolutivo espiritual que nos encontramos, tendo no conteúdo transitório aqueles pensamentos voluntários e involuntários, e mesmo os voluntários nós não temos o devido comando e ficamos brigando contra os pensamentos num duelo em que muitas vezes somos dominados pela mente quando deveria ser o contrario. Mente e cérebro são duas concepções diferentes. A primeira é espiritual e faz parte de nossa individualidade e está ligada ao perispírito, nosso “chip” que guarda memórias olfativas, sensoriais, perceptivas, visionárias, auditivas, tácteis e emocionais,como reagimos ao mundo e a vida. O segundo é o fantástico e complexo órgão que faz a mente trabalhar, projetar-se e integrar-se com cada parte do corpo, até o dedinho do pé.

Somos sim um campo eletromagnético que pulsa, vibra, regulado pelos chakras aos milhares espalhados pelo corpo dos quais trabalhamos diretamente com os principais, liderados assim dizemos pelo coronário ou principal, no alto da cabeça e todos os seres humanos estão interligados, conectados e interferem na energia do planeta Terra, na sua vida, nos fenômenos naturais e nas ondas antagônicas de violência e paz. Temos que despertar nossa responsabilidade individual no todo, no fluido cósmico universal e que fazemos a diferença sim,ao pensar positivo e praticar o bem ou não. Este ultimo nunca compensou e nunca vai compensar. Deus permite a sua manifestação até certo ponto, dentro da relação de causa e efeito que um dia vai cessar. Então porque não mudar agora, começar a perdoar, amar o próximo,praticar o bem, parar de julgar e criticar depreciando tudo e todos?

Certa vez vi uma cena no filme de ficção científica X-Man, em um dos episódios, em que o personagem do bem, responsável pela Escola dos Mutantes via uma cena de toda a humanidade com uma luz particular em cada individuo, numa cor diferente dos mutantes, todos interligados como uma rede. Assim somos nós,luzes interconectadas e ligados com nós energéticos onde a ação de cada um interfere num resultado global.

Num nível mais próximo esta psicosfera ambiental se vê nas grandes aglomerações em shows, boites, shoppings, estádios de futebol, congestionamentos, centros de transporte de massa (rodoviárias,terminais marítimos,aeroportos), carnaval e outras situações de aglomeração em que todos nós nos misturamos, com intenções variadas, níveis sócio-culturais diversos,cada qual na sua evolução moral/espiritual em que devemos estar atentos a vigilância, a observação para não se deixar entrar em sintonias nocivas a si próprios ou aos demais. Daí podemos justificar a tão comentada psicologia populacional quando inflamados por algo adverso e indigno nos leva a ações que podem se tornar trágicas como linchamento, violência desenfreada e descontrolada ou êxtase coletivo e irracional. O que está-se citando aqui não é uma apologia contra a aglomeração mas sim um alerta aqueles que não se dão bem neste estado de concentração e em especial os médiuns “esponja” que absorvem tudo que captam no caminho por ausência de educação mediúnica e auto-controle e literalmente desmaiam ou eclodem perigosamente e indiscriminadamente sua capacidade particular através de vidência, psicofonia, psicoaudiencia e podem com isso comprometer sua estrutura psíquica,precisando de ajuda,podendo ser o quadro reversível ou não. Quando se refere a mediunidade, aplica-se a todos os seres humanos,porque assim somos todos médiuns, daí o porque algumas pessoas sucumbem vezes ou outra ou definitivamente ao contato com as demais pessoas,cabendo tratamento por psicólogo espírita de preferência (o método conservador e tradicional não ajuda em nada porque todos devemos ser tratados de uma forma holística e não apenas como corpo físico) e atendimento fraterno nos Centros Espíritas para providencias cabíveis em ajuda ao irmão.

O ambiente da psicosfera começa se percebendo em casa, no prédio, na rua, no ambiente de trabalho e tem na prece seu grande aliado porque não estamos sós. Todos os ambientes estão preenchidos por espíritos desencarnados sejam perdidos na erraticidade,sejam com funções bem definidas. A psicosfera de um Centro Espírita, de uma Igreja, de um Centro Messianico, Budista de um lar ou outro ambiente em que se trabalha através da elevação a Deus, conservando o nível energético salutar e limpo, com formas de limpeza e energização diferenciados de acordo com a demanda e filosofia própria, tornam o ambiente protegido e adequado para o propósito a que se destina. Daí o porque da importância de se fazer o Evangelho do Lar nos lares, atuando preventivamente contra perturbações variadas e nos ajuda a fazer a limpeza energética de nós que chegamos da rua diariamente (fazer prece antes de sair e ao chegar em casa) porque interagimos com psicosferas diversas e estamos vulneráveis a perturbações momentaneas,daí o porque das discussões, inspiraçoes nocivas. “ Diga-me com quem andas que te direi quem tu és” ou “Com que porcos anda,farelo come” são expressões populares, xulas e muitas vezes injustas que nos coloca em condição de totalmente influenciáveis e a mercê do acaso. Não é bem assim. Nós devemos fazer a nossa parte em querer nos fazer sentir bem, deixar o outro bem e tornarmos um mundo melhor, que começa em casa, evitando o ciclo do ódio, quebrando a Lei de Talião (olho por olho,dente por dente), principalmente com aqueles mais “injustiçados” socialmente, revoltados com a vida e sem perspectiva de melhoras que insistem em tornar nosso ambiente hostil e perturbador.

Tudo tem uma razão de ser no processo reencarnatório da vida e cada um de nós é responsável por nossos pensamentos. “Não lute contra eles, conquiste-os com paciência”(Joana de Angelis,por Divaldo Franco)

Manoel Trajano, 16/11/08, das 19:11 a 19:51 h

domingo, 9 de novembro de 2008

MUDANDO O FOCO DOS PENSAMENTOS

Troque as palavras
ZANONI, 19/01/2008

Desde cedo, somos bombardeados por ambientes hostis, palavras negativas, ações cruéis com um sentimento tão egoísta, que chega a causar inveja aos mais famosos tiranos. O mundo sempre nos vendeu a miséria, a desordem, a escassez, a falta de amor, a falta de compreensão, a baixa auto-estima e em inúmeras oportunidades a desesperança. Assim, nossa realidade se acostumou e aprendeu a gostar da desgraça alheia, da violência e das insanidades que grassam pelos nossos meios de comunicação, fator este, aliada na destruição de todos os seres vivos que habitam o nosso Planeta Azul. Para a sua reflexão matinal: será que isto que nos vendem é verdade? Será que não existe uma notícia boa nos veículos de comunicação, que nos faça pensar diferente? A resposta para as duas perguntas é sim. Mas como mudar estas inquietações? A resposta é: mudando o eixo do nosso pensamento. Somos fruto do nosso pensamento, assim como, somos comandantes do nosso destino. Somos tão responsáveis pelo individual como pelo coletivo. O que determina a realização e o cumprimento da nossa passagem terrena é a vontade da nossa mente realizadora, que age como uma criança super ativa, cheia de novas descobertas, repleta de entusiasmo e com um toque de criatividade e inovação, que nos surpreende a cada dia. Ninguém, ninguém mesmo, a não ser você, será capaz de mudar o rumo da sua história. Então, sabendo que palavra tem poder, que tal mudar a forma de pensar. Mais um dia chuvoso – mude para: que bom que teremos água para beber e regar nossas plantas. A minha vida é muito sem graça – mude para: agradeço por ter mais um dia de vida.Hoje vai ser mais um dia terrível – mude para: agradeço por ter mais um dia cheio de oportunidades.Vou ter que encarar o meu chefe outra vez – mude para: agradeço por aprender muito com esta pessoa hoje.Não sou feliz com o meu grande amor – mude para: agradeço por entender o significado do verbo amar. O simples fato de trocarmos algumas palavras por outras adequadas a um contexto positivista resulta em pontos valiosos rumo ao equilíbrio dos desejos com a realidade. Ao olhar as coisas por um outro ângulo, aprenda a dar mais valor a tudo que está a sua volta. A dar um nó nos pensamentos negativistas e nas preocupações desnecessárias. Tudo funciona de acordo com as nossas necessidades e percepções, pois somos frutos poderosos de uma Mente Global que nos une como seres humanos por filamentos de luz de energia potente. Nossas mentes unidas constroem o pensamento coletivo, ativando uma usina atômica em prol dos nossos verdadeiros modelos de humanidade, resgatando a nossa essência e transformando o ambiente onde vivemos. Quando pensamos globalmente melhoramos de forma gradual o nosso DNA humano e servimos de apoio para uma reprogramação mental planetária em prol do bem comum. Reaprenda a pensar, a pensar positivamente num Universo mais justo e generoso. Este é o primeiro passo para a construção de uma vida em equilíbrio com o Todo. Você é o comandante do seu destino e nossa mente é a porta aberta para os novos caminhos.

domingo, 2 de novembro de 2008

PINTURA MEDIÚNICA (PISCOPICTOGRAFIA)
















Dia 05/11/08 no CENTRO ESPÍRITA O CONSOLADOR tem Pintura Mediúnica às 20:00 h em Brotas. Confira endereço e informações sobre o evento nos folders acima cujo fundo é obra do gênero.
Informações: Vani - 71-3357-0203/3276-8224(período diurno)

PARABENS CENTRO ESPÍRITA O CONSOLADOR

















É com grande alegria que venho parabenizar o CENTRO ESPÍRITA O CONSOLADOR pelos seus 51 anos de fundação. Neste dia 02/11/08 houve a realização da palestra A PEDAGOGIA DE JESUS, lindamente exposta por Oscar Bulcão. O momento foi de muita emoção com a presença de parentes de fundadores(2 dos 3 já desencarnados) e de outro que mesmo em vida, não pôde comparecer. O evento ainda contou com abertura e encerramento musical,com voz e violão.









PELA PAZ

Vejam este vídeo,pela PAZ.

http://www.youtube.com/watch?v=E7NtxAt4Ooc