segunda-feira, 29 de junho de 2009

MENSAGENS DE CHICO XAVIER(COM ANDRÉ LUIZ E EMMANUEL)

ORAÇÃO PARA NÃO INCOMODAR
Senhor! Concede-me, por misericórdia, o dom de contentar-me com o que tenho, a fim de fazer o melhor que posso. Ensina-me a executar uma tarefa de cada vez, no campo de minhas obrigações, para que eu não venha a estragar o valor do tempo. Livra-me da precipitação e da insegurança, de modo a que não busque aflições desnecessárias ante o futuro, nem me entregue à inutilidade do presente. Dá-me a força de esperar com paciência a solução dos problemas que me digam respeito sem tumultuar o caminho dos que me cercam. Ajuda-me a praticar o esquecimento de mim mesmo, auxiliando-me a fazer pelo menos um benefício aos outros, cada dia, sem contar isso a ninguém. Se esse ou aquele companheiro me aborrece, induze-me a olvidar o que se passou, sem dar conhecimento do assunto aos que me rodeiam. Ensina-me a não condenar seja a quem for e quando algum apontamento injurioso ou alguma nota de crítica malévola vierem-me à cabeça, ampara-me a fim de que eu tenha recursos de dissipá-los em silêncio, no plano de meus esforços imanifestos. Impele-me a calar toda a queixa, em torno das provas e impecilhos da vida, para que eu não perturbe os que me compartilham a estrada. Auxilia-me a conservar a boa aparência tanto quanto o espírito isento de culpa, a falar com voz calma, a sustentar bons modos e a perder o hábito de impor minhas idéias ou de contradizer as dos outros sem necessidade. E ajuda-me, Senhor, a viver na obediência aos meus deveres e compromissos, trabalhando e servindo, para não incomodar a ninguém. Assim seja!
André Luiz / Chico Xavier - Livro: "Diálogo dos Vivos"
RELACIONAMENTO
Emmanuel Se dificuldades e provações te visitam, no relacionamento com o próximo, não te permitasrequentar mágoas no coração.Deixa que a confiança na Sabedoria Divina te dissipe qualquer sombra do pensamento, lembrando o Sol a desfazer nuvens diariamente para vitalizar e revitalizar os processos da vida.Para isso, é imperioso que a compreensão te presida os impulsos. E a compreensão te fará saber que os outros são criaturas autônomas, gravitando sempre na direção de objetivos diferentes dos teus.A certeza disso te livrará da solidão negativa, capaz de induzir-te a desânimo e desespero.A verdade nos ensina que ninguém realiza o bem e nem caminha para o bem, sem os outros, mas porque isso aconteça, ninguém pode exigir que os outros lhe carreguem a existência, nas sendas a percorrer.Os outros serão nossos cooperadores, intérpretes, associados e companheiros, enquantoisso se lhes faça possível, ocorrendo o mesmo conosco, em relação a eles.À vista disso, ama aos amigos sem prendê-los.Esse terá sido o sustentáculo de tuas esperanças, por muito tempo; entretanto, é possívelsurja um dia em que não consiga permanecer inteiramente ao teu lado, em face de novas tarefas que lhe despontam na senda.Outro te entendia os propósitos, até ontem; no entanto, experiências, que se lhe fizeramnecessárias, alteraram-lhe provisoriamente os raciocínios. Aceita-os quais se mostram, continuando a agir no exercício do bem e seguindo adiantena construção da vida melhor em ti mesmo.Ninguém aprende algo de bom e nem melhora a si mesmo, sem os outros, mas ninguém pode depender totalmente dos outros nas realizações que demande.Nos momentos de mudanças e renovação para aqueles a quem mais amas, afasta de ti a idéia de separação e não te lastimes.Prossegue trabalhando, porque, pelos Desígnios da Vida Superior, outros virão ao teuencontro para a execução das tarefas que o mundo te conferiu e os que se afastam de ti voltarão depois, com mais força de amor, a fim de te auxiliarem ou serem auxiliados.A verdade não se deteriora.Somente perde os seres queridos aquele que possessivamente os procura, quando se fazemdistantes, porquanto quem ama, ama sempre, e de tal modo que, ainda mesmo quando os corações amados se distanciam, o coração que ama prossegue amando-os e abençoando-os, sabendo conscientemente que, pelas forças do espírito, jamais deles se afastará.
CALMA - FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER (EMMANUEL)

Nenhum comentário: